No fim-de-semana passado cumpriu-se a “obrigação institucional” da realização da IX FETAAL em Bensafrim. Fiquei com essa sensação!...
Como co-fundador da FETAAL, considero que faltou este ano o "perfume" das artes e das tradições que originaram o aparecimento do evento e que estão na sua essência. Se o cartaz de promoção era ambicioso, a realidade resumiu-se a alguma gastronomia e doçaria, tendo a feira tido a sua apoteose com a actuação da banda IRIS.
A promoção das actividades equestres e a exposição de cavalos ficaram aquém das expectativas, para não dizer quase nulas quanto a qualidade. Faltaram ainda muitas tradições, jogos e brincadeiras que desapareceram… pois não vi o sapateiro, o torneiro ou até o tão popular torneio de petanca. E onde se perdeu a exposição de gado bovino ou caprino ou até mesmo o “desfile de galinhas” já realizado na FETAAL ?
Não quero prever nem acreditar numa “morte lenta” para a FETAAL…ou pelo menos para aquela FETAAL que ajudei a criar, em que a alegria e o “perfume” da sua realização habitava o íntimo de todos os que colaboravam na sua realização e, sobretudo, o coração daqueles que nos visitavam para ver as tradições e artes do nosso Concelho e do Algarve. Ainda me lembro de um passeio equestre com 130 cavaleiros vindos de todo o Algarve…
Creio que a organização do evento deve repensar a estratégia e a dinâmica de realização que tem sido introduzida nos últimos anos e sobretudo corrigir os disfuncionamentos referidos.
A FETAAL assumiu-se ao longo dos anos como uma manifestação de forte genuinidade e um traço cultural essencial de Bensafrim e das suas populações.
Não pode, por isso, transformar-se em mais um evento para "cumprir calendário".
Fazendo votos de que a FETAAL possa recuperar em próximas realizações o brilho que já teve, deixo aqui uma dica para uma primeira alteração: a de se passar de novo o evento para a primeira semana de Setembro…
FERNANDO MARREIRO
Membro da Comissão Política Concelhia de Lagos do PSD
Co-Fundador da FETAAL
Fotos de F. Castelo (Fotos II e III -Fetaal)
Setembro? Em setembro já nao está cá ninguém, deve ser passada para o meio de agosto. Isso sim!
ResponderEliminarQuero deixar um comentário breve aquilo que penso que tenha sido a FETAAL 2010, concordando com a ideia do companheiro Fernando Marreiro. Para mim esta ultima FETAAL "soube-me a pouco", as verdadeiras tradições que fazem relevo à nossa vila e ao nosso conselho, vão se perdendo cada vez mais. Fiquei com a sensação de algum "cansaço e desleixo" das pessoas que fazem parte da organização da feira, o que me deixa preocupado. Uma feira que ao longo dos anos vem dando os seus frutos nomeadamente na projecção da vila e do conselho, não se pode perder no meio do vazio, nem no meio do acaso, esta feira precisa de ideias e motivações como já foram notadas, logo nos primeiros anos de aparecimento.
ResponderEliminarCom votos de esperança numa futura e rejuvenescente FETAAL...Um abraço a todos!
Fernando, com que então 130 cavaleiros, era bom, era de classe, era uma bomba, era um sucesso, mas nos passeios equestres nunca apareceram mais de 40, 45 cavaleiros.
ResponderEliminarA FETAAL 2010, na parte equestre, adequou-se ao que foi cedido à sua organização.
Cumprimentos, Nuno Rodrigues