36 ANOS AO SERVIÇO DE PORTUGAL
MENSAGEM DO PRESIDENTE RUI ARAÚJO AOS MILITANTES, SIMPATIZANTES E LACOBRIGENSES EM GERAL
Amiga (o) e respeitável Lacobrigense,
Espero que se encontre bem assim como todos os que lhe são mais queridos.
Hoje dia 6 de Maio de 2010 o nosso Partido Social Democrata festeja 36 de existência desde que Francisco Sá Carneiro, nossa referência histórica, juntamente com um grupo de companheiros o fundou, então ainda como PPD.
Como tudo na vida teve altos e baixos ao longo deste percurso de mais de três décadas de Democracia no nosso País.
É com uma ponta de emoção que lhe digo que também nasci em 1974 (Outubro) e aderi aos seus ideais na década de 90 quando me tornei Jota ocupando mais tarde em Lagos a Presidência da sua estrutura.
Hoje, como Presidente da Comissão Política do PSD/Lagos gostaria de lhe falar do nosso Partido no âmbito concelhio.
À semelhança do Partido a nível nacional também nos podemos orgulhar da sua História em Lagos.
Também em 1974 e 1975 muitos militantes e fundadores deram corajosamente, em momentos muito difíceis, a cara pelo projecto social-democrata que pretendíamos implantar: em Lagos, no Algarve e em Portugal.
As nossas candidaturas aos órgãos autárquicos sofriam pressões de toda a espécie, mas a fé era inabalável e a nossa luta prosseguiu, nunca recuando e mantendo sempre a bandeira laranja do PSD desfraldada e bem levantada ganhando o respeito dos nossos adversários, que não conseguiram demover a gente boa que se enquadrava no nosso Partido.
Fomos Poder em várias Juntas de Freguesia e na Câmara Municipal onde estivemos durante 12 anos.
Introduzimos nova qualidade de vida através de um modelo sustentado de desenvolvimento.
Elaborámos projectos, lançámos obras, deixámos estruturas edificadas. Quem nos visitava deixava Lagos com nostalgia na hora da partida.
Saímos do poder autárquico quando democraticamente o povo lacobrigense entendeu.
Deixámos um Município incomparavelmente melhor e sem dívidas.
Podemos hoje, quase uma década depois, olhar para trás e orgulharmo-nos do trabalho feito.
Desde que assumi localmente a presidência do Partido defini a reorganização interna como a principal prioridade da nossa acção politica até 2012, fim do presente mandato.
Contudo, asseguro-lhe que não descuramos a acção politica do dia a dia: falamos com os pescadores, com os comerciantes, com os pequenos e médios operadores da hotelaria e da restauração, falamos com os jovens, com as mães e com os pais, com os desempregados e os empregados, com os professores e com os alunos, com os profissionais da saúde e com os utentes dos serviços públicos em geral. Estamos em contacto diário com as realidades da população, nos seus mais variados estatutos sócio-profissionais e também no âmbito da cidadania.
Sentimos que apenas 6 meses após as eleições autárquicas existe já um enorme desânimo e desilusão pelo desenrolar dos acontecimentos no nosso concelho, com o agravamento das taxas da água, lixo, transportes e das próprias taxas municipais. Com aumentos impensáveis e inacreditáveis, sempre desmentidos pelos nossos adversários na campanha eleitoral, quando avisávamos que o pior estava para vir e que a situação económica do Município estava à beira do precipício.
Garanto-lhe que nos encontramos atentos e que nos estamos a preparar para colocarmos de novo Lagos no bom caminho tendo em consideração as pessoas como prioridade objectiva.
Faz hoje precisamente 3 meses que esta Comissão Política foi eleita.
Estamos a renovar a nossa Sede - casa de todos os militantes - a reorganizar a parte administrativa, lançámos um novo blogue e acompanhamos os nossos autarcas eleitos nos diversos Órgãos de Poder.
Em breve tencionamos abrir a Sede ao fim-de-semana e iremos levar a cabo um almoço comemorativo e de homenagem às companheiras e companheiros com mais de 35 anos de militância.
Estamos a trabalhar na renovação profunda do nosso Partido, abrindo-o à chamada Sociedade Civil, no sentido de lhe dar uma nova imagem assente na credibilidade como factor de diferenciação e de alternativa para Lagos.
Para terminar agradeço-lhe a disponibilidade e paciência que encontrou para ler esta mensagem de confiança no Futuro.
Pode sempre contar comigo. 36 anos depois quero dar seguimento ao bom trabalho dos Fundadores.
Abraço forte e amigo do sempre disponível