28 outubro 2010

VER "PORTUGAL, E AGORA?" COM PASSOS COELHO

*
Pedro Passos Coelho participará amanhã, sexta-feira, 29 de Outubro, na conferência "Portugal, e Agora?", promovida pelo Diário Económico. 
O evento está marcado para as 9h no Hotel Ritz, em Lisboa, e terá transmissão em directo no site Económico e no Económico TV.

24 outubro 2010

OS MILITANTES E SIMPATIZANTES VOLTAM À SEDE DO PSD LAGOS


*
«Está tudo muito bonito. Gostei, mas para quando mais acção, mais movimento? O partido precisa de gente com dinamismo, para derrubar esta miséria, em que se tornou Lagos!!!» 
comentário de Maria Eulália Santos (61a) via Facebook

Gostámos de recebê-la na nossa sede renovada num dia em que também aqui acorreram mais militantes, com a presença do presidente Rui Araújo e outros membros da CPS, do nosso vereador municipal José Reis e do presidente da MAS e ex-presidente da CML José Valentim.
 
O PSD Lagos dá passos certos e seguros.

A nossa acção poderá não ser ainda muito visível mas a estruturação física básica está feita e reconhecida como tal. O que, aliás no estrito cumprimento do nosso programa eleitoral, demonstra bem a nossa capacidade de concretização dinamizadora.

Temos naturalmente mais iniciativas programadas, que serão lançadas em tempo oportuno, sempre no sentido do reforço de uma interactividade útil entre eleitores e eleitos, mas também entre cidadãos entre si e com militantes, AO SERVIÇO DA DEMOCRACIA EM LAGOS.

Esta renovada estrutura de trabalho local do nosso partido está já hoje ao serviço da sociedade civil em geral e dos militantes do PSD em particular. É estrutura-chave para um trabalho político útil: o de contribuir decisivamente para ajudar a resolver os problemas concretos de todos e cada um dos cidadãos, empresas e associações do nosso concelho.

Assim os restantes partidos funcionassem abertos ao público em geral e talvez o nível de militância partidária total no nosso concelho não fosse de 1% (ou seja, o nível de alheamento partidário total no concelho é de 99%...).

Este é o local de trabalho em que a tanto a comissão política, como os autarcas eleitos na Câmara, Assembleia e Juntas estão e estarão disponíveis para interagir em permanência com a muito complexa e dificílima realidade que o nosso concelho vive.

Somos movidos pelo interesse geral.
Funcionamos e funcionaremos abertos e não em círculos restritos movidos por qualquer outro tipo de interesse que não seja o geral.

Convidamos todos a uma participação mais activa e a seguir as nossas actividades através daquele que é, desde 6 de Fevereiro, o único meio de comunicação de que dispomos: o nosso blogue oficial em http://psdlagosalgarve.blogspot.com/

A realidade de Lagos não mudará sem a participação dos cidadãos na vida política como é, mais do que seu direito, seu dever hoje.
 
Conte connosco.
Nós contamos consigo para
RESOLVER LAGOS.
*

23 outubro 2010

NOVA ACTUALIZAÇÃO DO ARQUIVO HISTÓRICO DO PSD/LAGOS

*

Aceda ao nosso arquivo e veja outros conteúdos através deste LINK

22 outubro 2010

CORTAR DESPESAS: JÁ SAIU O RELATÓRIO SÍNTESE

 «É com o maior gosto que divulgamos hoje o relatório-síntese das propostas recebidas no cortardespesas.com. Suscitámos uma enorme participação e seguramente que iremos desenvolver novas iniciativas. Contaremos sempre com a sua opinião e com as suas sugestões. O relatório que apresentamos corresponde a um compromisso assumido desde o início pelo Gabinete de Estudos Nacional do PSD - o de tornar pública a sua opinião. O relatório inclui não apenas dados quantitativos sobre a adesão a esta iniciativa, mas também uma síntese dos principais temas e preocupações patentes nas propostas recebidas.» in cortardespesas.com

21 outubro 2010

HÉLDER MARTINS NOMEADO COORDENADOR AUTÁRQUICO DO PSD ALGARVE


«A Comissão Política Distrital do PSD Algarve nomeou por unanimidade Hélder Martins como Coordenador do Gabinete Autárquico da estrutura partidária, que terá como objetivo começar a preparar as próximas eleições autárquicas. 

«Não esqueçamos que em 2013, teremos, por força da lei, que proceder à substituição de cinco dos atuais presidentes de câmara e, não menos relevante, de dezenas de presidentes de junta, abrangidos que estão pela mesma limitação de mandatos», disse Luís Gomes, novo presidente do PSD Algarve. 

Hélder Martins que, salienta o PSD Algarve, detém uma vasta experiência junto dos autarcas algarvios, tendo sido presidente da Junta de Freguesia de Querença, vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé e presidente da Região de Turismo do Algarve», foi «unanimemente nomeado pelos elementos da Comissão Política Distrital do PSD Algarve para assumir a coordenação deste projeto do partido para a Região».
*

ESCOLA TECNOPÓLIS E.B. 2,3 DE LAGOS: ANTONIETA GUERREIRO QUESTIONOU MINISTRA DA EDUCAÇÃO

*


Na sequência do requerimento apresentado pelos autarcas eleitos pelo PSD Lagos à Assembleia de Freguesia de São Sebastião e de diversas intervenções no mesmo sentido feitas pelos autarcas eleitos pelo nosso partido, quer nas duas últimas sessões da Assembleia Municipal quer na Câmara Municipal, a deputada eleita pelo PSD Algarve à Assembleia da República Antonieta Guerreiro questionou a Ministra da Educação, na Comissão de Educação e Ciência, acerca das 123 não-conformidades  detectadas na vistoria que suportou o Auto de Recepção Provisória do dia 9 de Setembro de 2010 à Escola Tecnopólis EB 2,3 de Lagos inaugurada no passado dia 5 de Outubro.
O Secretário de Estado respondeu assim: 

20 outubro 2010

INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DO PSD SOBRE O ORÇAMENTO

*
*
 
*
transcrição da parte final da intervenção:
«(...) ESTE CÍRCULO VICIOSO TEM DE SER INTERROMPIDO. E ISSO SÓ ACONTECERÁ SE O GOVERNO DEMONSTRAR QUE, AINDA NO ORÇAMENTO DE 2011, ESTÁ DISPONÍVEL PARA DAR SINAIS CONCRETOS DE MUDANÇA DE ORIENTAÇÃO.
 
EM NOME, UMA VEZ MAIS, DO INTERESSE NACIONAL, E EXCLUSIVAMENTE POR CAUSA DA DELICADA SITUAÇÃO QUE ATRAVESSAMOS, O PSD ESTÁ DISPONÍVEL PARA FAZER UM ÚLTIMO ESFORÇO DE CONCERTAÇÃO, EM ORDEM A CRIAR CONDIÇÕES QUE SÃO INDISPENSÁVEIS PARA VIABILIZAR, MAIS DO QUE O ORÇAMENTO, O NOSSO PRÓPRIO FUTURO COLECTIVO.

PARA O PSD, QUATRO PREOCUPAÇÕES FUNDAMENTAIS TÊM DE FICAR ACAUTELADAS:
  • EM PRIMEIRO LUGAR, É ESSENCIAL ASSEGURAR A VERDADE E A TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS, EXIGINDO AO GOVERNO QUE PRESTE EFECTIVAMENTE CONTAS ACERCA DA SUA REAL SITUAÇÃO E AUMENTANDO, AO MESMO TEMPO, AS GARANTIAS DA SUA MONITORIZAÇÃO INDEPENDENTE;
  • EM SEGUNDO LUGAR, GARANTIR MAIOR EQUIDADE NA DISTRIBUIÇÃO DOS SACRIFÍCIOS, ATRAVÉS DE UMA MAIOR AMBIÇÃO NO CORTE DA DESPESA DO ESTADO, NOMEADAMENTE AO NÍVEL DOS CONSUMOS INTERMÉDIOS E DAS TRANSFERÊNCIAS PARA O SECTOR EMPRESARIAL DO ESTADO;
  • EM TERCEIRO LUGAR, CANALIZAR AS POUPANÇAS POR ESSA FORMA GERADAS PARA DIMINUIR DRASTICAMENTE O SOBRE-AGRAVAMENTO FISCAL PREVISTO, QUER EM MATÉRIA DE SUBIDA DO IVA, QUER NO QUE RESPEITA ÀS DESPESAS SOCIAIS DAS FAMÍLIAS PARA EFEITO DE DEDUÇÃO NO IRS;
  • EM QUARTO LUGAR, NÃO PERMITIR ADICIONAIS AGRAVAMENTOS DOS ENCARGOS COM GRANDES EMPREENDIMENTOS E COM PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS, QUE ONERARÃO AINDA MAIS, E POR MAIS TEMPO, AS GERAÇÕES FUTURAS.

CASO O GOVERNO ESTEJA DISPONÍVEL PARA ACOLHER ESTES NOSSOS PRESSUPOSTOS, O PSD VIABILIZARÁ COM A SUA ABSTENÇÃO O ORÇAMENTO PARA 2011.

MAS, PARA ALÉM DISSO, CONTINUARÁ A SER OBRIGAÇÃO DO GOVERNO DEMONSTRAR AOS MERCADOS INTERNACIONAIS QUE DESTA VEZ É MESMO A SÉRIO. PORQUE NÃO É ADMISSÍVEL QUE DAQUI A ALGUNS MESES O GOVERNO ANUNCIE UM NOVO PEC, NO QUAL NINGUÉM ACREDITARÁ E QUE NINGUÉM, EM DEFINITIVO, APOIARÁ.

AS SUGESTÕES QUE DEIXAMOS AO GOVERNO SÃO ABSOLUTAMENTE RAZOÁVEIS E VÃO NO SENTIDO DA PREOCUPAÇÃO QUE SEMPRE NOS MOVE: A DEFESA DO INTERESSE NACIONAL. CABE AGORA AO PRIMEIRO-MINISTRO DECIDIR SE QUER DAR SINAIS DE RESPONSABILIDADE OU SE QUER, ANTES, PERMANECER NA FUGA PARA A FRENTE QUE TROUXE O PAÍS ATÉ AQUI.»

PEDRO CASTELO XAVIER VISITOU O PSD/LAGOS

*
O Presidente da Comissão Política do PSD/Portimão visitou no sábado passado a sede do PSD/Lagos, uma secção histórica pelo contributo que deu à fundação de diversas estruturas concelhias do partido no Algarve.

Os presidentes das CPS de Lagos e Portimão, Rui Araújo e Pedro Xavier.

Na ocasião, Pedro Xavier confraternizou com os militantes sociais democratas lacobrigenses que também visitavam a renovada base de trabalho do PSD em Lagos no período normal de abertura semanal que é, num primeiro tempo, das 15 às 19 horas de cada sábado.
*

19 outubro 2010

LUIS GOMES: O NOVO LIDER DO PSD ALGARVE TOMOU POSSE

in 'Observatório do Algarve' 18/10/2010
*

«Luís Gomes tomou hoje posse perante cerca de uma centena de militantes e quer “novo paradigma de desenvolvimento sem barreiras para investidores”. E deixou uma promessa: fazer o levantamento exaustivo dos projectos parados.            

Na ausência de Mendes Bota, anterior líder os sociais democratas algarvios, que enviou uma mensagem “para desfazer qualquer interpretação sobre a ausência”, atribuindo-a a razões de saúde, Luís Gomes prometeu “fazer o levantamento exaustivo dos projectos parados nas gavetas” dos organismos da administração central desconcentrada na região.

“Tenho duas perguntas para o PS/Algarve: Quando vão ser concretizadas as promessas feitas, quanto à construção do Hospital Central e a requalificação da EN 125 e estão estas obras contempladas no Orçamento de Estado para 2011?”, questionou.

Considerando existir “um desperdício das vontades da região”, Luís Gomes promete também que no seu mandato não vai haver “discursos mais do mesmo”.

Defendendo um novo paradigma de desenvolvimento para o Algarve,”sem barreiras para os investidores” o presidente da comissão política distrital do PSD considera que não faz sentido “desincentivar o investimento”, dando como exemplo as frentes ribeirinhas onde “está agora a cumprir-se a lei da água que nunca se cumpriu”.

No que toca à política nacional, face a um governo “que muito prometeu e pouco cumpriu” Luís Gomes aposta num “PSD forte” e aproveitou a ocasião para manifestar a lealdade do PSD/Algarve ao presidente do partido, Pedro Passos Coelho, afirmando que “seja qual for a decisão (quanto ao orçamento de Estado 2011) o Algarve estará solidário".

Na cerimónia esteve presente o secretário geral Miguel Relvas que se manifestou satisfeito "pela capacidade de mobilização em dia de semana e a horas impróprias para este tipo de eventos" para depois afirmar que “o governo já não tem condições de governar, com ou sem orçamento, porque já não traz esperança (ver notícia aqui).

O novo líder regional do PSD/Algarve foi eleito a nove de Outubro com o voto de 674 militantes, num universo de mais de dois mil inscritos (33 % votantes). A moção "Seguramente Algarve" que suportou a sua candidatura tem como bandeiras o não às portagens na Via do Infante, a criação de uma Entidade Regional de Transportes e a construção do Hospital Central no Parque das Cidades.

A criação de um gabinete autárquico tendo como pano de fundo as eleições municipais de 2013 e a substituição de boa parte dos actuais autarcas, e de um gabinete de estudos a quem caberá motivar a militância interna e que Luís pretende que seja “o elo de ligação entre o partido e a sociedade” são outras das propostas.

Ainda por decidir está a forma como irá ser realizada a coordenação dos deputados do PSD eleitos pelo Algarve, que Luís Gomes remete para o futuro como declarou ao Observatório do Algarve.

O novo líder não pretende no entanto deixar por créditos alheios “a visibilidade” da sua gestão pelo que se propõe “criar uma estrutura de comunicação que permita actuar sobre os acontecimentos em tempo real para fazer com essas posições sejam veiculadas nos órgãos de comunicação”.»

Leia também a notícia do evento no Região Sul

18 outubro 2010

ORÇAMENTO DE ESTADO E O ALGARVE: REACÇÃO DE MENDES BOTA

COMUNICADO Nº 27/XI de 16/10/2010 


«A proposta de Orçamento de Estado acaba de ser entregue na Assembleia da República. Mendes Bota, deputado algarvio eleito pelo Algarve não tardou a exprimir uma primeira reacção. 
*
DECLARAÇÃO

Sei que este será um orçamento de emergência, com consequências muito gravosas para o nível de vida dos portugueses e, perante a magnitude do problema, as reivindicações regionais tenderão a ser encaradas como contabilidade de mercearia.

Mas enquanto algarvio, e deputado eleito por esta Região, e por um princípio de coerência com todo um passado de denúncia da discriminação de que tem sido alvo o Algarve, há coisas que não podem deixar de ser ditas, mesmo neste momento em que se apela ao sentido de responsabilidade dos políticos, e à solidariedade entre todos os portugueses.

Enquanto os dois últimos Governos gastaram o que tinham e o que não tinham, o Algarve ficou sempre fora da rota do investimento público. Agora, que “não há nada para ninguém”, clamar contra a injustiça que se abateu sobre o Algarve desde 2005, só terá um efeito pró-memória futura deste período negro da nossa história. (...)»
*

14 outubro 2010

ESCOLA TECNOPOLIS EB 2,3 DE LAGOS: AUTARCAS PSD REQUEREM ESCLARECIMENTOS

*
Os autarcas eleitos pelo PSD/Lagos à Assembleia de Freguesia de São Sebastião requereram, na reunião de ontem, à Câmara Municipal de Lagos através da Mesa da Assembleia, um esclarecimento público e cabal de todas as não-conformidades detectadas na vistoria que suportou o Auto de Recepção Provisória do dia 9 de Setembro de 2010 (*) à Escola Tecnopólis EB 2,3 de Lagos.

O requerimento apresentado solicitou também que sejam informadas pela Câmara Municipal,  e pela mesma via, quais foram as medidas concretas entretanto implementadas, com especial atenção para as de segurança, nas quais se terá baseado a manutenção da decisão de abertura da escola - inaugurada no dia 5 de Outubro - à população estudantil, seus professores e funcionários.

(*) clicar no link do início deste texto para ler o documento.

OUVIR A ENTREVISTA DO JUIZ CARLOS MORENO À TSF É OBRIGATÓRIO !


«O programa 'Pessoal e Transmissível' emitido ontem (*) na TSF foi um autêntico serviço público. Carlos Moreno, juiz jubilado do Tribunal de contas, apresentou em conversa com Carlos Vaz Marques as suas conclusões (publicadas em livro) de uma vida profissional passada a apreciar as contas do Estado.Um programa a ouvir obrigatoriamente. 

Desde a hipoteca do futuro que as Parcerias Publico-Privadas nos vêm trazendo desde 1992, passando pelo descontrolo que foi a parceria da Lusoponte / Ponte Vasco da Gama ("vendida" como tendo custo zero!) e sem esquecer a crua realidade quanto ao endividamento público e privado (bem conhecida dos malvados especuladores), Carlos Moreno apresenta-nos um país que tem vivido do crédito que a actual e as próximas gerações irão pagar. Claro como água.

A questão não é se o país precisa de TVG, aeroporto, auto-estradas, Magalhães, etc., etc. mas sim se, primeiro, há dinheiro para estes investimento e depois se estão bem definidos ao nível dos cadernos de encargos (um aspecto fundamental para estancar a hemorragia de derrapagens financeiras e temporais).

Pese embora a fortíssima propaganda para transferir a responsabilidade do mau estado do país para um mundo que mudou em quinze dias (que declaração de incompetência!), o facto é que são as opções que se fazem há décadas que nos conduziram até aqui. E os eleitores, pela forma como se deixam comprar com "obra feita", são os responsáveis a apontar (muitos dos políticos não passam dos oportunistas do momento). 

A responsabilidade e os pagadores são vocês caros leitores, eu, nós. "Eles" é que seguramente não o são. 
Pense nisto quando responder a sondagens e quando cumprir o seu direito-dever cívico do voto.»

(*) clicar no link do texto para ouvir a entrevista completa.

 


13 outubro 2010

PASSOS COELHO: O DISCURSO DE RIO MAIOR.

trecho do discurso de 11/10/2010 em Rio Maior
 *
ONDE ESTÃO AS CONTAS DO PEC II?
QUAL O DESCALABRO 

QUE FEZ COM QUE FOSSE APRESENTADO O PLANO SÓCRATES?


 (clicar na imagem para ver e ouvir o discurso completo)

«O PSD está bem ciente das suas responsabilidades. Enquanto o Governo não mostrar o OE e demonstrar o porquê da desgraça a que chegámos o PSD não dirá nada sobre o OE.
 

Mas há uma certeza: não há ninguém dentro deste PSD que não esteja a orientar-se por um único critério que é o de saber, não como arranjaremos mais votos para o PSD, mas como poderemos ajudar melhor o País a passar este momento muito difícil.
 

Podemos servir Portugal e estaremos sempre à altura das nossas responsabilidades.»

12 outubro 2010

DESAFIO

por LUÍS GOMES
Presidente eleito do PSD Algarve
CM 12.10.2010

O desafio é grande. A confiança em nós depositada, nas eleições do PSD Algarve, confere-nos uma responsabilidade acrescida, no exercício do nosso mandato. O Algarve precisa de um discurso novo.
É preciso acabar com os discursos dos "choradinhos" regionais – do mais do mesmo – para se passar ao concreto: à essência da vida da região e da vida das pessoas.
É preciso ter a coragem de apresentar um projecto de governabilidade para o Algarve, que não se encerre em grandes "chavões", mas que concretize o que queremos e como o pretendemos implementar.
Só assim é que se constrói política com credibilidade e, sem esta, as pessoas não confiam em nós.
Jamais se poderá falar de políticas sociais, de emprego e, naturalmente, de políticas para as pessoas, se não contactarmos com o sofrimento de muitos cidadãos, vítimas da actual situação do País.
Este é o repto: a implementação do verdadeiro projecto social-democrata.

COMO É POSSÍVEL AFIRMAR QUE PEDRO PASSOS COELHO E O PSD SÃO OS RESPONSÁVEIS POR ESTA SITUAÇÃO?



Factos:

1.- Em Maio, segundo as contas do Governo, eram necessários cerca de 1,7 mil milhões de euros para baixar o valor do deficit de 8,3% para 7,3% do PIB.

2.- Através do PEC II o Estado conseguiria alcançar um valor orçamental adicional, para 2010, superior a 2 mil milhões de euros, metade através do aumento de receita (impostos) e a outra metade através da redução de despesa. Entre o montante necessário para atingir os 7,3% e o conseguido com o PEC II, existia uma almofada de cerca de 300 milhões de euros para eventuais contrariedades.

3.- Com o PEC II foram também previstas medidas cuja execução em 2011 e nos anos seguintes levariam à redução do deficit para os valores exigidos pela União Europeia e pelo Sistema Monetário Europeu.

4.- O Governo através do PM assegurou, então, que tal era suficiente para obter a consolidação orçamental pretendida em 2010 e nos anos seguintes.

5.- O Governo prometeu, também naquela data, que criaria os mecanismos necessários para a efectiva apresentação intercalar da execução orçamental, sendo que, está obviamente obrigado a prestar contas quer pela Constituição quer pela lei do enquadramento orçamental.

6.- Não foi criado qualquer mecanismo. À comissão parlamentar de acompanhamento do orçamento não foram disponibilizados quaisquer documentos, estudos ou análises que permitissem a fiscalização necessária, legal e obrigatória. O único documento que existe é um Boletim de Execução Orçamental de Agosto de 2010 cujos elementos não são, minimamente, suficientes para avaliar as contas do Estado. (Para perceber como está a contabilidade através daquele Boletim, além de economistas precisamos de uma cartomante – esta parte não é um facto, mas quase).

7.- Em Agosto, o Líder do principal partido da oposição afirma que não aprovará um mau orçamento, ou seja, no seu entender, um orçamento que aumentasse por qualquer forma os impostos e não diminuísse a despesa (normal no pressuposto que as medidas facultadas pelo PEC II estavam a ser correctamente executadas e no seguimento do pedido de reunião extraordinária da AR em Agosto de 2010).

8.- Por informação do próprio Governo, sabe-se que as receitas obtidas (impostos) foram muito superiores às esperadas. Ou seja, para alcançar os 7,3% de deficit, o montante da redução de despesa previsto no PECII  poderia ser inferior, alcançando-se, na mesma, o deficit desejado.

9.- Em 29 de Setembro de 2010 o Governo lança o Plano Sócrates que comporta mais redução da despesa e um aumento brutal de impostos para 2011. Ao mesmo tempo para 2010, entre outras medidas adicionais, recebe o fundo de pensões da PT no valor de 2,6 mil milhões de euros (justificado segundo o Governo pela inscrição orçamental dos 2 submarinos (???) – 500 milhões de euros cada, ou seja mil milhões de euros – e por um decréscimo de cerca de 300 milhões de euros nas receitas não fiscais).

10.- A maioria dos economistas classifica as medidas para 2011 como ineficazes, erradas e insuficientes. As medidas respeitantes à redução da despesa do Estado são maioritariamente temporárias e não revelam qualquer intenção genuína de redução estrutural e definitiva.

11.- Contas para 2010: eram necessários 1,7 milhões de euros; conseguiu-se bastante mais de mil milhões através do aumento de impostos; mesmo com os submarinos e com a redução de receita não fiscal (1,3 milhões de euros) se o PEC II tivesse sido aplicado correctamente faltariam bastante menos de mil milhões de euros para atingir o deficit de 7,3%; some-se os 2,6 mil milhões de euros do fundo da PT e sobraria muito dinheiro; como estão preparadas outras transferências de fundos de pensões (o dos bancários, por exemplo) e como o Governo não presta contas, só se pode concluir que o deficit é muito maior que o calculado; ou seja, em vez de reduzir despesa o Governo aumentou-a, substancialmente.

12.- O Governo nos últimos 2 anos alterou por 9 vezes o valor do deficit. Essas alterações não são, normalmente,  resultado de medidas de consolidação, mas sim, de reanálises dos números da actividade do Estado. Nestes casos, foi opinião consensual que sempre que ocorreram, o governo tentou iludir e esconder os verdadeiros valores em causa.

13.- O PM e outros ministros do governo declaram que se o orçamento for chumbado se demitem.

Conclusões:

14.- Este governo é INCOMPETENTE porque o nosso deficit é, sobretudo, estrutural e o PS prometeu, e teve maioria para tal, as reformas que modernizassem o País e o defendessem de eventuais crises económicas.

15.- Este Governo é, no mínimo, INEPTO e INCAPAZ por ter colocado o País na pior crise das últimas décadas e cuja recuperação se afigura extremamente penosa e lenta (ou impossível com a actual gestão).

16.- Este Governo não é SÉRIO porque não apresenta contas. O governo responde perante os Portugueses, nomeadamente, através da Assembleia da República a quem tem de prestar contas. Não o faz. Esconde, miseravelmente, os números da sua actividade.

17.- Este Governo é MENTIROSO porque reiteradamente altera os números da contabilidade do Estado conforme os seus interesses.

18.- Este Governo é CHANTAGISTA e IRRESPONSÁVEL porque não reconhecendo o facto de ter uma base de apoio parlamentar minoritária e, por isso, dever apresentar um orçamento que outras forças políticas pudessem aceitar ou negociar, insiste num documento insustentável e ineficaz com custos gravíssimos para os Portugueses. Paralelamente, desobriga-se, unilateralmente do seu dever de apresentar nova proposta de orçamento e diz que amua e se demite.

19.- Uma eventual crise política não é causada pelo chumbo do orçamento, MAS PELA DEMISSÃO DO GOVERNO.

Pergunta final: como é possível afirmar que Pedro Passos Coelho e o PSD são os responsáveis por esta situação?
 artigo de Carlos Garcez Osório in AVENTAR em 11.Outubro.2010
*

11 outubro 2010

ESTADO DE CHOQUE

in Expresso 02.Out.2010 via The Best of Lagos

10 outubro 2010

LUIS GOMES É O NOVO PRESIDENTE DO PSD/ALGARVE

*
Luís Gomes, o novo presidente da CPD do PSD/Algarve.

*
LUÍS GOMES FOI ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA DISTRITAL DO PSD/ALGARVE COM 91% DOS VOTOS. 
*

Rui Araújo, o presidente da CPS de Lagos do PSD 
no exercício do seu direito de voto.
 *
EM LAGOS FORAM APURADOS OS SEGUINTES RESULTADOS:
*

*

José Valentim, o presidente da MAS de Lagos do PSD superintendeu o acto eleitoral.
*
A C.P.S. DE LAGOS DO PSD, EM NOME DE TODOS OS MILITANTES E SIMPATIZANTES DO CONCELHO, MANIFESTA AO PRESIDENTE CESSANTE E DEPUTADO ALGARVIO JOSÉ MENDES BOTA PÚBLICO RECONHECIMENTO PELA ATENÇÃO E INTERESSE QUE SEMPRE DISPONIBILIZOU À CONCELHIA DE LAGOS E SAÚDA CALOROSAMENTE LUÍS GOMES, O NOVO LÍDER REGIONAL DO PARTIDO, A QUEM  TAMBÉM ENDEREÇAMOS AS MAIS CORDIAIS SAUDAÇÕES SOCIAIS DEMOCRATAS LACOBRIGENSES.

*
O ACTO ELEITORAL NA COMUNICAÇÃO SOCIAL REGIONAL:
*

07 outubro 2010

LISTA "A" CONCORRENTE ÀS ELEIÇÕES PARA OS ÓRGÃOS DISTRITAIS DO PSD/ALGARVE

*
Conforme publicação no 'Povo Livre' nº 1655 de 8 de Setembro p.p. aqui por nós divulgada, foram convocadas as eleições para os Órgãos Distritais do PSD/Algarve.
*

NO CONCELHO DE LAGOS ESTE ACTO ELEITORAL TERÁ LUGAR NA N/SEDE, 
SITA NA RUA SOEIRO DA COSTA 48-50, 
NO PRÓXIMO SÁBADO, 
DIA 9 DE OUTUBRO DE 2010, DAS 18:00 ÀS 23:00.

*
APRESENTA-SE AO SUFRÁGIO A LISTA 'A', ENCABEÇADA PELOS COMPANHEIROS LUÍS GOMES (COMISSÃO POLÍTICA), DESIDÉRIO SILVA (MESA DA ASSEMBLEIA) E  PELA COMPANHEIRA OFÉLIA RAMOS COSTA (CONSELHO DE JURISDIÇÃO). 
*
A CANDIDATURA 'SEGURAMENTE ALGARVE' É INTEGRADA PELAS SEGUINTES COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS:
*
(clicar na imagem para ampliar)


 MILITANTE DO PSD/LAGOS: PARTICIPE VOTANDO ! 
SÁBADO, DIA 9 DE OUTUBRO DE 2010, DAS 18:00 ÀS 23:00.


 
À ELEIÇÃO DOS DELEGADOS DA SECÇÃO CONCELHIA DE LAGOS À ASSEMBLEIA DISTRITAL DO PSD/ALGARVE APRESENTA-SE A SUFRÁGIO A LISTA 'A', COM A COMPOSIÇÃO SEGUINTE:


MILITANTE DO PSD/LAGOS: PARTICIPE VOTANDO ! 
SÁBADO, DIA 9 DE OUTUBRO DE 2010, DAS 18:00 ÀS 23:00. 
*


SEGURAMENTE ALGARVE: O MANIFESTO ELEITORAL DE LUIS GOMES, O CANDIDATO A PRESIDENTE DO PSD/ALGARVE

Na sequência da apresentação da sua candidatura à liderança do PSD/Algarve, sob o lema 'Seguramente Algarve' e na sequência da 'Carta aos Militantes do PSD/Algarve' então emitida, o companheiro Luís Gomes divulgou o seguinte Manifesto Eleitoral cuja leitura naturalmente recomendamos a todos os militantes e simpatizantes do PSD/Lagos tendo em vista o acto eleitoral que se realiza já depois de amanhã, sábado, dia 9 de Outubro de 2010, conforme oportunamente aqui comunicámos:
*
(clicar nas imagens para ampliar)

*

MENDES BOTA CESSA FUNÇõES COMO PRESIDENTE DO PSD/ALGARVE

* 
MENSAGEM AOS MILITANTES DO PSD/ALGARVE
(clicar nas imagens para ampliar)
*
.

ENCERRAMENTO DE CAMINHO PÚBLICO POR CAUSA DO NOVO PROJECTO PARA O CAMPO DOS PALMARES (MEIA-PRAIA) COLOCA PS/ODIÁXERE A VOTAR CONTRA PS/LAGOS


*



in O Algarve 07.Out.2010 via Insuspeito

06 outubro 2010

O PSD/LAGOS NAS COMEMORAÇÕES MUNICIPAIS DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA


O PSD/Lagos esteve ontem presente nas comemorações do dia 5 de Outubro de 2010, designadamente nos eventos que tiveram lugar no novo edifício da Câmara Municipal, inaugurado há um ano e meio, e na Escola EB 2/3 Tecnopólis de Lagos, ontem mesmo «inaugurada em simultâneo com outras 99 escolas do país», na presença de altas individualidades regionais bem como de S. Exª. a Secretária de Estado da Igualdade Drª. Elza Pais.

Para além de outros militantes e simpatizantes, o PSD esteve representado pelo presidente da CPS de Lagos Rui Araújo, pelo vereador José Reis e pelos deputados municipais João Bravo e Isabel de Azevedo.

Nos eventos programados para a nossa histórica autarquia neste dia 5 de Outubro de 2010, as comemorações do Centenário da República não previram aqui qualquer tipo de intervenção ou participação, nem oral nem escrita, de qualquer dos partidos que integram a Oposição Democrática Municipal de Lagos.

Viva a Democracia !
Viva a Liberdade !
Viva Portugal !

04 outubro 2010

PSD/LAGOS PRESENTE !

 
Perante a impossibilidade de agendamento de uma nova sessão de esclarecimento em Lagos, uma delegação do PSD/Lagos chefiada pelo nosso presidente Rui Araújo deslocou-se no passado sábado a Aljezur e Portimão, concelhias lideradas por Rosa Cigarra e Pedro Xavier, respectivamente, associando-se com esta presença aos dois eventos promovidas nestas concelhias do barlavento por Luís Gomes, o candidato a presidente do PSD/Algarve na eleições que se realizam já no próximo sábado, dia 9 de Outubro de 2010.
 

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, na sua qualidade de candidato distrital, já havia estado em Lagos no passado dia 23 de Junho para uma sessão de esclarecimento idêntica junto dos militantes de Lagos do PSD.

APRESENTAR SUGESTÕES !

 *


(clicar para aceder ao site)

Portugal está confrontado com problemas sérios no modo como gasta os seus recursos financeiros, como gasta o seu dinheiro ou como não o poupa.

Precisamos de serviços públicos mais eficientes, mais ágeis, mais capazes de funcionar com qualidade evitando desperdícios.

Pensamos que todos os Portugueses podem colaborar neste desafio de colocar o Estado a fazer melhor gastando menos. Aqueles que trabalham nos serviços públicos locais, regionais ou centrais podem seguramente sugerir formas adequadas de cortar em despesas não essenciais para o funcionamento dos seus Serviços. Todos os que se relacionam com os diferentes serviços públicos podem também sugerir modos de optimizar o respectivo funcionamento.

Acreditamos que com as sugestões e propostas que nos remeterão conseguiremos estruturar um melhor plano para reduzir a despesa.

Comprometemo-nos a analisar as sugestões, sector a sector e de forma global, e a elaborar uma síntese que será entregue na Assembleia da República.

Ajude Portugal a cortar na despesa sem comprometer a qualidade dos serviços públicos.
 

É o desafio que lhe lançamos.

Muito obrigado pela sua participação.

José Manuel Canavarro
Director do Gabinete de Estudos Nacional do PSD

JOSÉ SALVADOR VISITOU A SEDE DO PSD/LAGOS

 
Um dos militantes históricos de Lagos, aos 90 anos e a um domingo de manhã, quis visitar a nova Sede do PSD/Lagos.

Foi com orgulho e visível emoção que JOSÉ ALVES SALVADOR endereçou os parabéns ao Presidente Rui Araújo pela concretização  desta promessa eleitoral, congratulando-se especialmente com o núcleo museológico, um espaço que inclui fotos, diplomas, etc. que hoje todos os militantes já podem apreciar, documentação e materiais que ilustram bem os 36 anos de História do PSD ao serviço da Liberdade e da Democracia no Concelho de Lagos.
 

03 outubro 2010

PORTAGENS NA VIA DO INFANTE: PSD/ALGARVE APELA ÀS FORÇAS VIVAS DO ALGARVE

COMUNICADO Nº 132 PSD/ALGARVE
Declaração do presidente do PSD/Algarve, Mendes Bota:
“A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve, reunida ontem à noite em Faro, decidiu apelar às forças vivas do Algarve, designadamente os municípios, as associações empresariais e as forças sindicais, para se concertarem urgentemente no sentido de estabelecerem uma plataforma de luta contra a introdução de portagens na Via do Infante, à semelhança do que aconteceu em 2004, e que se traduziu na maior manifestação de descontentamento colectivo jamais verificada no Algarve até hoje.
 
O PSD/Algarve considera que a iniciativa deve partir das forças da sociedade civil algarvia, e não de uma qualquer força partidária, mesmo que de forma encapotada, o que é manifestamente redutor. E está disponível para exortar os seus militantes e simpatizantes a participar numa manifestação de protesto, desde que na origem dessa convocatória se reflicta uma representatividade acrescida do povo algarvio.
 
Assim, o PSD/Algarve espera que da reunião da AMAL, a decorrer amanhã à tarde, saia uma decisão de concertação com as forças empresariais e sindicais da região, no sentido de avançar para uma calendarização adequada dessa manifestação de descontentamento.
 
Mais pensamos que, o processo da Via do Infante, é em tudo distinto dos processos das chamadas SCUTS, deve ter um tratamento diferente, e o reflexo do seu descontentamento deve ter um percurso autónomo do resto do país. 

Reafirmamos que a Via do Infante não é uma SCUT, foi paga há muitos anos, e o que está em causa é mais um esbulho financeiro à região do Algarve, não importa qual o pretexto.”

Faro, 3 de Outubro de 2010
COMISSÃO POLÍTICA DISTRITAL DO PSD/ALGARVE

02 outubro 2010

ARQUIVO HISTÓRICO


imagem de 1976 in Ephemera
(clicar para ampliar)

Aceda também ao nosso arquivo e veja outros conteúdos através deste LINK