22 julho 2013

LEMBRA-SE DO FESTIVAL CINEPORT REALIZADO EM LAGOS EM 2006...




II – CINEPORT - LAGOS
O FESTIVAL DE CINEMA DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA QUE SE REALIZOU EM LAGOS NO ANO 2006 (JUNHO);

SABIA QUE?
O QUE PARECIA UM GRANDE EVENTO CULTURAL RESULTOU NUM «FIASCO» FINANCEIRO QUE LEVOU DO BOLSO DOS LACOBRIGENSES CERCA DE 500.000 EUROS;

E porquê?

«A Câmara Municipal atribuiu 250.000Euros, a uma Associação e a uma Fundação, verba destinanda às despesas inerentes à realização do FESTIVAL CINEPORT… (diga-se que tudo isto devidamente protocolado por cláusulas de cumprimento).»
(...)
«Sabia que no final do Festival, foi ainda apresentado um conjunto dividas na ordem dos 206.000 Euros, (que supostamente não deveriam existir, pois tinham que  ser pagas pelos 250.000 Euros atribuidos a esses promotores)… dívidas de alojamento, catering alimentação, limpeza, etc.»
(...)

...Mas o Partido Socialista decidiu pagar as dívidas que não eram da sua responsabilidade e sim da empresa! (ficando salvaguardado pelo Presidente da Câmara) que iria “cobrar” essa verba depois aos promotores do evento… MAS! nunca mais se soube de nada… nem dá explicações sobre o assunto, porque será?
(...)
...depois de tudo isto o Presidente da Câmara e a comitiva do Partido Socialista visitaram o Cineport no Brasil… sem darem a explicação do que se passou em Lagos… e ainda viajaram à conta do município…
(...)
O PSD na altura deu a conhecer este facto à sociedade civil, exigiu que fosse aberto um inquérito para apurar responsabilidades, mas o executivo socialista REPROVOU essa iniciativa do PSD... (e lá foram mais 500.000 Euros (do bolso de todos nós!)




16 julho 2013

CARO LACOBRIGENSE, SABIA QUE? OS NOVOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO CUSTARAM...





... Os novos parques de estacionamento (Frente ribeirinha e Anel Verde) foram desenvolvidos numa parceria público-privada que custou ao município de Lagos 15.789.549,24 Euros (Parque da Frente Ribeirinha 10.163.940,24€ / Parque do Anel Verde 5.625.608,82€)...


... Sabia que a Câmara Municipal através da empresa municipal realizou um estudo prévio denominado: «Estudo de Procura e Viabilidade Económica dos Parques de Estacionamento da Frente Ribeirinha e do Anel Verde», que pode encontrar em:

http://www.futurlagos.pt/pdfs/EstudodeProcura0eViabilidade.pdf...
... Quais as principais conclusões do estudo:
«1. O parque de estacionamento da Frente Ribeirinha será rentável para uma capacidade óptima de cerca de 500 lugares, para qualquer dos cenários estudados.»

«2. O parque de estacionamento do Anel Verde não irá ser rentável em qualquer dos cenários estudados. Recorde-se que a viabilidade económica deste parque de estacionamento foi calculada para uma capacidade de 220 lugares e 400 lugares de estacionamento, correspondendo a 1 e 2 pisos de estacionamento subterrâneos para um cenário com fraco crescimento e outro com um forte crescimento de procura.»


O PSD/Lagos esteve contra ao modelo de financiamento da obra e contra à construção do Parque de estacionamento do Anel Verde
(NÃO CONHECENDO O ESTUDO NESSA ALTURA)





10 julho 2013