30 junho 2010

SCUTS, PORTAGENS E ISENÇÕES: PSD/ALGARVE TOMA POSIÇÃO NA SEGUNDA-FEIRA

Comunicado 126
 
O presidente do PSD/Algarve, Mendes Bota, torna pública a seguinte declaração relativa à questão da introdução de portagens nas denominadas SCUT’s:

“O PSD/Algarve, em comunicado tornado público no dia 25 de Maio de 2010, tomou posição contrária à intenção de introduzir portagens na Via do Infante. Fê-lo em coerência com as suas posições anteriores, suportado num facto indesmentível: 2/3 da Via do Infante foram construídos muito antes da invenção do modelo de financiamento de auto-estradas conhecidas como SCUT’s. A inclusão da Via do Infante na rede de SCUT’s do País, é um acto arbitrário e abusivo, que mais não pretende do que extorquir dinheiro sob um falso argumento.

Se isto for avante, estará aberto o caminho para a introdução de portagens nas vias rápidas que nem são auto-estradas nem foram construídas sob o modelo de financiamento “SCUT”.

As últimas semanas têm sido férteis em declarações e contra-declarações, propostas e contra-propostas, num delírio imparável, onde a cada dia que passa se torna cada vez mais difícil saber a posição definitiva do Governo ou dos partidos políticos, sobre portagens, isenções, prazos, critérios.

Escrevi hoje mesmo ao Presidente do PSD, Dr. Pedro Passos Coelho, a solicitar que a posição do PSD tenha em consideração o facto de a Via do Infante não ser uma “Scut”, logo deve ficar fora de qualquer critério aplicável para a introdução de portagens.

Somos sensíveis aos apelos à solidariedade nacional, mas é preciso recordar que em matéria de investimentos públicos no Algarve, a região recebe desde 2005 solidariedade zero!

Convoquei também, para a próxima segunda-feira à noite, dia 5 de Julho, uma reunião alargada da Comissão Política Distrital do PSD/Algarve, para a qual serão convidados os presidentes de câmara do PSD, com o objectivo exclusivo de debater esta importantíssima questão, dando o tempo necessário para se clarificarem as posições do Governo e do PSD. Esta reunião terá a seguinte ordem de trabalhos:

1- A Via do Infante face à rede de vias “SCUT”.
2- Que sentido e que critérios para o estabelecimento de isenções ao pagamento de portagens.
3- As propostas do Governo.
4- A posição do PSD nacional.
5- Tomada de posição pelo PSD/Algarve.

Até lá, não farei mais declarações sobre o assunto, e apelo ao bom senso de todos os intervenientes.”
Faro, 30 de Junho de 2010
COMISSÃO POLÍTICA DISTRITAL DO PSD/ALGARVE
Departamento de comunicação

24 junho 2010

LUÍS GOMES EM LAGOS


Luís Gomes, Candidato à Presidência do PSD/Algarve esteve no dia 23 de Junho ao final do dia na sede do PSD/Lagos para uma sessão/debate com os militantes e simpatizantes sociais-democratas lacobrigenses.
Depois do lançamento da candidatura à presidência da distrital do PSD/Algarve feita a 4 de Junho em Faro, a Cidade de Lagos foi assim distinguida com a 1ª apresentação feita a uma concelhia algarvia por Luís Gomes, no início do seu périplo pelas 16 sedes de concelho da nossa região do Algarve.

Na mesa que presidiu a esta sessão/debate aberta ao público estiveram presentes, para além do candidato Luís Gomes, que é também o actual presidente da câmara de Vila Real de Santo António, o presidente do PSD/Lagos, Rui Araújo e Eva Neto, em representação da Mesa da Assembleia da Secção de Lagos do PSD, dado que o seu presidente José Valentim Rosado se encontrava ausente no exterior.

Luís Gomes vincou pessoalmente junto dos lacobrigenses as mensagens-chave da sua candidatura à liderança do PSD/Algarve, que vão no sentido de unir e reforçar do partido na região. De facto, a candidatura contém diferentes sensibilidades e integra vários quadros do partido, uns com mais idade, mais experiência, e outros novos, as novas gerações do partido. Mas, acima de tudo, há um elemento comum nesta candidatura, que é o facto de querer ser uma candidatura transversal para realizar um bom trabalho do PSD na região.

O candidato à liderança do PSD/Algarve precisou que quer que esse trabalho "permita ter um projecto para o Algarve, para os algarvios, chegar junto dos militantes, ser a voz dos militantes e ter uma relação de proximidade com cada uma da secções, mas também contribuir para que o PSD possa ser poder no país e que o Dr. Passos Coelho possa ser em breve primeiro ministro de Portugal".

Luís Gomes reafirmou que "conta com o apoio transversal da esmagadora maioria das concelhias do Algarve" e que "há um projecto de unidade, em que todos querem estar envolvidos, para que o PSD possa ser uma alternativa credível na região e o país também. E é para isso que vamos trabalhar nos próximos dois anos."

19 junho 2010

LUIS GOMES: O CANDIDATO A LÍDER DO PSD/ALGARVE VEM APRESENTAR-SE A LAGOS

 
*****
APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA DE
LUIS GOMES
 

A PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA DISTRITAL DO
PSD/ALGARVE
LAGOS
DIA 23 DE JUNHO DE 2010 
4ªf às 21:30
NA SEDE DO PSD/LAGOS
(Rua Soeiro da Costa, 50)

SESSÃO ABERTA A TODOS OS CIDADÃOS
Não falte ! Participe !

17 junho 2010

RUI ARAÚJO: CARTA AOS MILITANTES DO PSD/LAGOS

clicar na imagem para ampliar


clicar na imagem para ampliar

14 junho 2010

ENCERRAMENTO DE ESCOLAS EM ESPICHE E ALMÁDENA?

comunicado nº 125 PSD/Algarve

ENCERRAMENTO DE ESCOLAS: CADA CASO É UM CASO


O Governo tem a intenção de encerrar 22 escolas do ensino básico no Algarve, a saber:
Vila do Bispo (Salema, Burgau e Barão de São Miguel); Faro (Praia de Faro e Medronhal); Silves (Malhão, Ribeira Alta e Pedreira); Tavira (Livramento); Castro Marim (Azinhal, Odeleite e Junqueira); Loulé (Areeiro, Poço Novo e Clareanes, em 2010 e Cortelha e Querença em 2011); São Brás de Alportel (Almargens), Lagoa (Vale D’el Rei), Lagos (Almádena e Espiche) e eventualmente a escola de Marmelete em Monchique, caso não seja considerado o ensino pré-primário.

Nesta relação nem se inclui a vontade antiga do Ministério da Educação de encerrar a escola de Alcoutim, a favor de uma concentração de alunos em Martinlongo, pois nem será admissível a possibilidade de deixar uma sede de município desprovida deste tipo de infra-estrutura. Isso ultrapassaria todos os limites.

O argumento que o Governo utiliza para justificar esta medida é pretensamente, pedagógico, alegando a «necessidade de melhores condições para os alunos e a importância de valorizar o desenvolvimento escolar contínuo, estando esta medida associada à passagem da escolaridade obrigatória para o 12º ano», quando na verdade o que está em causa é o aproveitamento da crise para efectuar cortes orçamentais e criar os «Mega Agrupamentos Escolares» em apenas dois anos.

Sobre estas intenções de encerramento, há autarcas que discordam, nomeadamente, quando se localizam em sedes de freguesia, como acontece nos municípios de Loulé, Vila do Bispo e Castro Marim.

A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve discorda deste tipo de decisões, tendo em conta os seguintes argumentos:
a) Nas áreas do interior, dá-se assim mais uma “machadada” em direcção à desertificação;
b) Algumas destas escolas sofreram, recentemente, obras de remodelação e adaptação às novas tecnologias;
c) Há situações em que os alunos irão percorrer cerca de 20 km para ir à escola;
d) Há escolas que não têm capacidade para acolher os alunos das escolas que vão fechar.

Assim sendo, o PSD/Algarve, ponderados os prós e os contras, entende pronunciar-se desfavoravelmente ao encerramento de escolas que o Governo pretende levar a cabo, quando se localizem a norte Via do Infante, ou os municípios a tal se oponham. Cada caso é um caso, e o critério dos 21 alunos não deve ser aplicado, indiscriminadamente.

14 de Junho de 2010
COMISSÃO POLÍTICA DISTRITAL DO PSD/ALGARVE
Departamento de comunicação

04 junho 2010

CONVOCATÓRIA DA ASSEMBLEIA DE MILITANTES


REALIZA-SE NO PRÓXIMO DIA 9 DE JULHO DE 2010 PELAS 21:00 NA SEDE DO PSD/LAGOS UMA REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA DE MILITANTES DA SECÇÃO CONCELHIA DE LAGOS.
(V. convocatória junta)
clicar na imagem para ampliar

nota: na sequência da informação de dia 18/5 relembramos que é já na próxima 4ªf dia 9 de Junho que terá lugar no Hotel Vila Galé em Tavira o jantar comemorativo do 36º aniversário do PSD/Algarve, evento que contará com as presenças do Secretário Geral do PSD Miguel Relvas e do Presidente do PSD/Algarve José Mendes Bota.


Os bilhetes estão disponíveis através dos contactos da CPS de Lagos do PSD (913686078 e 969587090).

01 junho 2010

ELEIÇÕES NO PSD/ALGARVE: LUIS GOMES APRESENTA CANDIDATURA.

*
 Luís Gomes apresenta a candidatura à presidência do PSD/Algarve na próxima 6ª feira, dia 4 de Junho pelas 19:00, no Hotel Eva, em Faro. 

Luís Gomes, de 38 anos, é Engenheiro do Território e foi professor universitário na Universidade do Algarve, tendo leccionado várias disciplinas na sua área profissional.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, foi reeleito em 2009 com uma vitória esmagadora, tendo obtido 71,09% e seis dos sete vereadores municipais, um resultado bem mais robusto que o obtido em 2005, ano em que foi eleito para o seu primeiro mandato com 44,13%.

Das funções públicas que desempenhou destacam-se as seguintes: vereador da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, deputado à Assembleia da Republica na IX Legislatura, integrando a Comissão Permanente do Poder Local, Ordenamento do Território e Ambiente, a Comissão Eventual para os Incêndios Florestais, sendo porta-voz do Grupo Parlamentar do PSD para a área do Ordenamento do Território e, claro, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, cargo que desempenha actualmente, após uma vitória-surpresa nas eleições de 2005, e logo num município onde o PSD nunca tinha vencido, vitória  que foi confirmada com um retumbante resultado nas eleições de 2009.

No âmbito partidário, Luís Gomes exerceu as funções de membro do Conselho Nacional do PSD, vice-presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Algarve e, actualmente, exerce as funções de presidente da Comissão Política Concelhia de Vila Real de Santo António.

Como cidadão empenhado na dinamização da sociedade tem tido também uma significativa participação cívica. Foi delegado dos alunos do 4º ano de Engenharia do Território, membro da direcção do Núcleo de Estudos dos alunos de Território e vice-presidente do Grupo Camaleão – Associação de Defesa do Ambiente de Vila Real de Santo António e Castro Marim.

A anteceder a votação que aprovou a sua candidatura autárquica de 2009 o presidente do PSD/Algarve, José Mendes Bota, afirmou: «Em 2005, Luis Gomes foi uma pedrada no charco autárquico, em que o município de Vila Real de Santo António estava atolado há muitos anos. Só não foi uma vitória surpreendente, porque foi conseguida com muita perseverança, método e estratégia, durante os quatro anos de um mandato na oposição. 
Hoje, encontram-se ali os traços cruzados de uma política de dinamização do tecido económico, a par de uma exemplar política social que procura colocar o ênfase na ajuda aos mais desfavorecidos, aos mais jovens e aos mais idosos, àqueles que não têm saúde ou que não têm emprego. Neste campo, a gestão de Luis Gomes segue na vanguarda, e mostra como o poder público deve actuar em situação de crise
A política social do município de Vila Real de Santo António é um orgulho para o PSD/Algarve.»